24 jun 2014

SAO PAULO - BRASIL . Vírus da pólio é encontrado em amostra de esgoto.

GENEBRA (Reuters) - O vírus da pólio foi encontrado em amostra de esgoto perto de São Paulo, mas até o momento não foi registrado nenhum caso da doença em humanos, informou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus que foi encontrado em amostras coletadas em março no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é similar a uma cepa recentemente isolada de um caso na Guiné Equatorial, segundo a OMS.

"O vírus só foi detectado no esgoto... Até o momento nenhum caso de paralisia por pólio foi registrado", informou a entidade em um comunicado.

A poliomielite ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em questão de horas. Não há cura para a doença, que pode ser evitada com a vacinação.

A última campanha nacional de imunização contra a pólio no Brasil foi realizada há um ano, e a cobertura no Estado de São Paulo superou 95 por cento, assinalou a OMS, acrescentado: "A elevada imunidade parece ter evitado a transmissão."

A agência da ONU disse que o risco de o vírus da pólio encontrado no Brasil se espalhar internacionalmente é "muito baixo", e da Guiné Equatorial é "alto".

A pólio é considerada erradicada do Brasil desde 1989 e o continente americano foi declarado livre de pólio em 1991, de acordo com a OMS, que mantém uma campanha mundial para erradicar a doença.